Em dezembro de 2020 a Oracle vai descontinuar o suporte do Oracle Database 11g e 12c. Portanto, empresas que ainda utilizam essas versões devem começar a se atentar. Afinal, a falta de suporte pode prejudicar todo dia a dia produtivo do seu negócio. É necessário, portanto, se atentar para o próximo upgrade, o Oracle Database 18c.

O próximo passo na infraestrutura tecnológica da Oracle, seu Sistema Gerenciador de Bancos de Dados Relacionais, será mais um em direção ao futuro.

Mas afinal, o que é o Oracle Database 18c e por que é importante realizar o upgrade, atualizando a versão e deixando o Oracle Database 11g e 12c para trás? Além disso, entenda como a DBACorp pode guiar a sua empresa por esse processo, tornando toda execução assertiva e reduzindo custos desnecessários.

Pronto para aprender mais? É só continuar a leitura!

O fim do suporte à versão 11g do Oracle Database

O Oracle Database 11g e 12c foram, até então, uma das principais e mais atualizadas versões do maior Sistema Gerenciador de Bancos de Dados Relacionais do mercado. No entanto, com o passar do tempo, é tradição da empresa disponibilizar upgrades do sistema, visando a adequação tecnológica e modernização dos seus recursos.

Com isso, a versão 11g, lançada originalmente em 2009, alcança agora os estágios finais de seu prazo estendido de suporte (Extended Support). Além disso, a versão 12.2.0.1 também terá seu suporte encerrado em 2020.

Veja só a tabela abaixo:

Tabela do Suporte do Oracle Database

Imagem de: http://www.oracle.com/us/support/library/lifetime-support-technology-069183.pdf

Como é possível visualizar, já em 2022 o Suporte Estendido das versões Enterprise e Standard 2 (12.1) terá fim, iniciando a era do Oracle Database 18c e 19c.

Essa mudança é uma ação da Oracle para atender as demandas de um mercado cada vez mais exigente. Se antes as versões atualizavam em uma média de 4 anos, agora o processo será anual.

Entre os benefícios, já inclusos na versão Oracle Database 18c, destacam-se:

Novas features e recursos disponíveis ao mercado em menos tempo, com frequência anual, seguindo as tendências e necessidades de desenvolvimento. Além disso, busca-se também reduzir os retrabalhos em cima dos softwares, lançando releases de melhor qualidade.

Com isso, a Oracle pretende indicar um caminho mais assertivo aos clientes no que diz respeito a estabilidade do banco de dados, bug fixes e adequação do sistema com as atualizações recorrentes.

Afinal, o que há com a nomenclatura da atualização do Oracle Database?

A Oracle adotou um novo esquema de numeração de suas versões de sistema. Além disso, a empresa começou a oferecer um novo conjunto de serviços de banco de dados autônomo.

Tamanha transformação fez a empresa analisar suas ofertas, readequando seu portfólio de soluções do banco de dados Oracle.

A mudança ocorreu em 2018, quando a empresa lançou o Oracle Database 18c, em fevereiro. A versão seguinte, 19c, foi lançada em janeiro de 2019.

Apesar da nomenclatura indicar uma mudança brusca de ares, a verdade é mais simples: as versões 18c e 19c são, respectivamente, a versão 12.2.0.2 e 12.2.03 do banco de dados.

A nova numeração traz alguns aspectos técnicos que identificam a versão, separando em 2 dígitos iniciais e mais 3, que correspondem às diferentes camadas.

  • O primeiro número refere-se a versão principal;
  • O segundo é uma atualização de versão (RU);
  • O terceiro é uma revisão de atualização de lançamento (RUR);
  • O quarto refere-se a uma versão de incremento de lançamento;
  • O quinto é reservado para um uso futuro.

Os principais lançamentos ocorrem anualmente, correspondendo ao ano do lançamento. A atualização do lançamento acontece trimestralmente, numerada sequencialmente. Por fim, a revisão da atualização da versão acontece conforme a necessidade.

Por que é importante atualizar para o Oracle Database 18c?

Como em qualquer software ou aplicação, as atualizações são importantes para manter toda infraestrutura de recursos e execuções em dia. Além disso, elas sempre trazem algo de novo, como a correção de bugs ou novas funções.

Vale a pena lembrar que ao utilizar uma versão descontinuada, você estará a mercê de novas vulnerabilidades e ameaças. Além disso, bugs recentes não serão mais tratados pela Oracle. Na prática você não estará em compliance e não receberá suporte técnico.

No caso do Oracle Database, essas atualizações são essenciais para a continuidade produtiva das empresas.

Imagine que seu desenvolvedor busque utilizar uma função nova em um projeto. Essa função seria algo vital para o sucesso do projeto, uma feature que o cliente final precisa receber.

 

Se a sua empresa estiver utilizando o Oracle Database 12c (ou anterior), ou uma versão descontinuada, será impossível agregar essa função nova ao projeto. Sem o suporte da fabricante, nenhuma requisição será bem-sucedida.

Assim, sua empresa precisa realizar o upgrade para o Oracle Database 18c para evitar o risco de obsolescência.

Qual o papel da DBACorp na migração para o Oracle Database 18c?

A DBACorp atua como consultora, ajudando a escolher o licenciamento correto, mais adequado para as necessidades da empresa, e também em como fazer essa migração, auxiliando na condução dos processos.

Afinal, quem entende do assunto, sabe que o licenciamento Oracle pode ser bastante complicado. Requer entendimento completo das práticas, processadores, versões etc.

Assim, o apoio de um parceiro Oracle como a DBACorp é a melhor escolha para a condução do processo.

A condução por meio de uma equipe de especialistas garante que a migração seja realizada seguindo as melhores práticas indicadas e exigidas pela Oracle, cumprindo todos os pré-requisitos.

Na hora de atualizar seu Oracle Database, todo cuidado é pouco, e quanto mais know-how melhor. Muitos DBAs já viram problemas pós-upgrade capazes de pararem toda uma empresa, como travamentos.

A escolha de um parceiro confiável como a DBACorp ajuda a sua empresa a fazer o licenciamento correto, efetivo tanto em termos de custos como no sentido operacional.

E é importante lembrar que, sem o suporte da nova versão, muitas funcionalidades não podem ser usadas. Trata-se de uma decisão importante e capaz de tirar o seu negócio da obsolescência.

Então, que tal dar esse passo agora, com toda segurança e contando com a expertise de uma empresa especializada — a DBACorp.

Converse com nossos especialistas e entenda como realizar a migração do seu Oracle Database!