Fim do suporte do Oracle Database 11g e 12c: O que você precisa atualizar?
Em dezembro de 2020 a Oracle vai descontinuar o suporte do Oracle Database 11g e 12c. Portanto, empresas que ainda utilizam essas versões devem começar a se atentar. Afinal, a falta de suporte pode prejudicar todo dia a dia produtivo do seu negócio. É necessário, portanto, se atentar para o próximo upgrade, o Oracle Database 18c.
O próximo passo na infraestrutura tecnológica da Oracle, seu Sistema Gerenciador de Bancos de Dados Relacionais, será mais um em direção ao futuro.
Mas afinal, o que é o Oracle Database 18c e por que é importante realizar o upgrade, atualizando a versão e deixando o Oracle Database 11g e 12c para trás? Além disso, entenda como a DBACorp pode guiar a sua empresa por esse processo, tornando toda execução assertiva e reduzindo custos desnecessários.
Pronto para aprender mais? É só continuar a leitura!
O fim do suporte à versão 11g do Oracle Database
O Oracle Database 11g e 12c foram, até então, uma das principais e mais atualizadas versões do maior Sistema Gerenciador de Bancos de Dados Relacionais do mercado. No entanto, com o passar do tempo, é tradição da empresa disponibilizar upgrades do sistema, visando a adequação tecnológica e modernização dos seus recursos.
Com isso, a versão 11g, lançada originalmente em 2009, alcança agora os estágios finais de seu prazo estendido de suporte (Extended Support). Além disso, a versão 12.2.0.1 também terá seu suporte encerrado em 2020.
Veja só a tabela abaixo:
Imagem de: http://www.oracle.com/us/support/library/lifetime-support-technology-069183.pdf
Como é possível visualizar, já em 2022 o Suporte Estendido das versões Enterprise e Standard 2 (12.1) terá fim, iniciando a era do Oracle Database 18c e 19c.
Essa mudança é uma ação da Oracle para atender as demandas de um mercado cada vez mais exigente. Se antes as versões atualizavam em uma média de 4 anos, agora o processo será anual.
Entre os benefícios, já inclusos na versão Oracle Database 18c, destacam-se:
Novas features e recursos disponíveis ao mercado em menos tempo, com frequência anual, seguindo as tendências e necessidades de desenvolvimento. Além disso, busca-se também reduzir os retrabalhos em cima dos softwares, lançando releases de melhor qualidade.
Com isso, a Oracle pretende indicar um caminho mais assertivo aos clientes no que diz respeito a estabilidade do banco de dados, bug fixes e adequação do sistema com as atualizações recorrentes.
Afinal, o que há com a nomenclatura da atualização do Oracle Database?
A Oracle adotou um novo esquema de numeração de suas versões de sistema. Além disso, a empresa começou a oferecer um novo conjunto de serviços de banco de dados autônomo.
Tamanha transformação fez a empresa analisar suas ofertas, readequando seu portfólio de soluções do banco de dados Oracle.
A mudança ocorreu em 2018, quando a empresa lançou o Oracle Database 18c, em fevereiro. A versão seguinte, 19c, foi lançada em janeiro de 2019.
Apesar da nomenclatura indicar uma mudança brusca de ares, a verdade é mais simples: as versões 18c e 19c são, respectivamente, a versão 12.2.0.2 e 12.2.03 do banco de dados.
A nova numeração traz alguns aspectos técnicos que identificam a versão, separando em 2 dígitos iniciais e mais 3, que correspondem às diferentes camadas.
- O primeiro número refere-se a versão principal;
- O segundo é uma atualização de versão (RU);
- O terceiro é uma revisão de atualização de lançamento (RUR);
- O quarto refere-se a uma versão de incremento de lançamento;
- O quinto é reservado para um uso futuro.
Os principais lançamentos ocorrem anualmente, correspondendo ao ano do lançamento. A atualização do lançamento acontece trimestralmente, numerada sequencialmente. Por fim, a revisão da atualização da versão acontece conforme a necessidade.
Por que é importante atualizar para o Oracle Database 18c?
Como em qualquer software ou aplicação, as atualizações são importantes para manter toda infraestrutura de recursos e execuções em dia. Além disso, elas sempre trazem algo de novo, como a correção de bugs ou novas funções.
Vale a pena lembrar que ao utilizar uma versão descontinuada, você estará a mercê de novas vulnerabilidades e ameaças. Além disso, bugs recentes não serão mais tratados pela Oracle. Na prática você não estará em compliance e não receberá suporte técnico.
No caso do Oracle Database, essas atualizações são essenciais para a continuidade produtiva das empresas.
Imagine que seu desenvolvedor busque utilizar uma função nova em um projeto. Essa função seria algo vital para o sucesso do projeto, uma feature que o cliente final precisa receber.
Se a sua empresa estiver utilizando o Oracle Database 12c (ou anterior), ou uma versão descontinuada, será impossível agregar essa função nova ao projeto. Sem o suporte da fabricante, nenhuma requisição será bem-sucedida.
Assim, sua empresa precisa realizar o upgrade para o Oracle Database 18c para evitar o risco de obsolescência.
Qual o papel da DBACorp na migração para o Oracle Database 18c?
A DBACorp atua como consultora, ajudando a escolher o licenciamento correto, mais adequado para as necessidades da empresa, e também em como fazer essa migração, auxiliando na condução dos processos.
Afinal, quem entende do assunto, sabe que o licenciamento Oracle pode ser bastante complicado. Requer entendimento completo das práticas, processadores, versões etc.
Assim, o apoio de um parceiro Oracle como a DBACorp é a melhor escolha para a condução do processo.
A condução por meio de uma equipe de especialistas garante que a migração seja realizada seguindo as melhores práticas indicadas e exigidas pela Oracle, cumprindo todos os pré-requisitos.
Na hora de atualizar seu Oracle Database, todo cuidado é pouco, e quanto mais know-how melhor. Muitos DBAs já viram problemas pós-upgrade capazes de pararem toda uma empresa, como travamentos.
A escolha de um parceiro confiável como a DBACorp ajuda a sua empresa a fazer o licenciamento correto, efetivo tanto em termos de custos como no sentido operacional.
E é importante lembrar que, sem o suporte da nova versão, muitas funcionalidades não podem ser usadas. Trata-se de uma decisão importante e capaz de tirar o seu negócio da obsolescência.
Então, que tal dar esse passo agora, com toda segurança e contando com a expertise de uma empresa especializada — a DBACorp.
Converse com nossos especialistas e entenda como realizar a migração do seu Oracle Database!