O mercado de Cloud Computing vem ganhando cada vez mais espaço entre organizações do mundo todo. Entre os modelos de serviços em nuvem que são tendência está o Banco de Dados como Serviço, ou Database as a Service (DBaaS). Para se ter ideia, segundo dados da Business Wire, trata-se da solução que mais cresce, com uma estimativa de faturamento de US$320 bilhões até 2025.

Números como esse se devem aos diversos benefícios da solução, que possui as mesmas funcionalidades de bancos de dados OnPremise, tais como Oracle, SQL Server, MySQL, dentre outros, porém, por serem baseados em nuvem, oferece flexibilidade, escalabilidade, customização e fácil gerenciamento.

Quer conhecer todos os diferenciais para o seu negócio? Então continue acompanhando o nosso post!

O que é o DBaaS

O Database as a Service é uma abordagem baseada em computação em nuvem para o armazenamento de dados estruturados. Por esse motivo, fornece uma plataforma flexível, escalável e customizável, orientada para o autoatendimento e gestão facilitada, principalmente em termos de provisão.

Para ficar mais claro, é a entrega do software de banco de dados como um serviço, alocados física e logicamente nos Data Centers dos provedores públicos de nuvem em qualquer lugar do mundo.

O modelo normalmente inclui a automação nas áreas de backup, provisionamento, dimensionamento, alta disponibilidade, patches, segurança e monitoramento de integridade, fornecendo às empresas alto valor para o negócio.

Características do DBaaS

O DBaaS é um banco de dados híbrido. Por isso, oferece aos usuários plataformas sob demanda, permitindo a eles o gerenciamento, operação e configurações por meio de conjunto de abstrações, sem que precisem ter conhecimento técnico sobre as implementações delas.

O DBaaS difere dos outros formatos por ser mais específico e focado em oferecer uma arquitetura para armazenamento e coleção de informações relevantes. Como os recursos são dinâmicos, a instalação é digital e o acesso é remoto. A empresa paga somente pelo que utilizar e não precisa arcar com manutenção, nem com o gerenciamento geral.

As principais características são:

  • Disponibilidade: os serviços ficam disponíveis 24×7. Além disso, não há necessidade de instalar e configurar hardwares ou softwares, o que traz economia em relação à infraestrutura de TI;
  • Pagamento através de assinatura: organizações que contratam o DBaaS normalmente fazem pagamentos mensais e conforme a capacidade de armazenamento utilizada, bem como processamento e desempenho;
  • Gerenciamento por conta do fornecedor: a responsabilidade por toda a gestão do Database as a Service é da empresa contratada, de forma com que a contratante não precise se preocupar em relação à manutenção, administração e atualização do banco de dados.

Além desses atributos, há o autoatendimento. Ou seja, os usuários podem obter recursos com base em um portfólio de produtos e configurações associadas. Para a aplicação dos recursos, basta acessar plataformas disponibilizadas por fornecedores.

As Vantagens do Banco de Dados como Serviço (DBaaS) para a sua empresa

Como citamos, é cada vez maior o número de negócios que estão migrando suas operações para a nuvem. Porém, isso não se trata somente de um modismo do mundo corporativo, mas uma estratégia de redução de custos e gerenciamento de recursos valiosos de forma escalável e eficiente. Confira algumas vantagens do modelo:

Estabilidade

Quando se fala em DBaaS, uma das principais vantagens é a estabilidade, um dos requisitos fundamentais para as aplicações das empresas atualmente, já que poucos minutos de inatividade podem significar graves prejuízos.

Um dos principais focos do Banco de Dados como Serviço é reduzir o downtime, justamente para assegurar disponibilidade dos sistemas a todo momento. Assim, as organizações se mantêm competitivas e não perdem negócios por conta de falhas operacionais.

Custos controlados

Ao contratar um serviço de Database as a Service, as empresas têm a possibilidade de controlar seus custos, já que as assinaturas são feitas conforme as necessidades do negócio, e podem ser escalados de acordo com a demanda.

Além disso, administrar um banco de dados na nuvem significa não precisar arcar com custos de uma infraestrutura física. Para boa parte dos gestores esse é o cenário ideal, já que as despesas com equipamentos são responsáveis por parte considerável dos investimentos. Como os gastos são menores, é possível centralizar o orçamento em fatores mais relevantes e referentes ao core business da organização.

Turnover mais baixo

Outro benefício do modelo é uma taxa de turnover mais baixa. Isso se dá pela possibilidade de a equipe interna não precisar empregar esforços em questões operacionais e técnicas todo o tempo. Nesse caso, enquanto o gerenciamento e monitoramento do banco de dados fica sob responsabilidade do provedor, a empresa utiliza os seus colaboradores para os projetos internos.

Desse modo, também sobra mais tempo para contribuições mais significativas, que auxiliam o crescimento da organização. Outro aspecto importante é a economia com treinamentos e mão de obra especializada, pois todos os serviços de gestão ficam a cargo do fornecedor de serviços. 

Segurança

Sistemas cloud como os do modelo DBaaS são reforçados com ferramentas de segurança robustas, como a criptografia, os backups frequentes e o monitoramento constante. Por isso, são estáveis e oferecem maior confiabilidade. Dessa forma, é possível, garantir uma previsibilidade maior dos resultados e uma gestão proativa, que consegue minimizar riscos e evitar desastres.

Como você pôde comprovar, os Bancos de Dados como Serviço trazem uma série de vantagens para as empresas, enquanto se dedicam à gestão e criação de estratégias para elevar os resultados de seus negócios.

Ficou interessado em saber mais sobre essa solução? Então agende agora mesmo uma reunião com a DBACorp!