Se você lida diretamente com estrutura de tecnologia, incluindo software ou hardware, redes ou segurança, sabe o grande desafio que é fazer um rollout de infraestrutura de TI.

Gerenciar a introdução de uma nova tecnologia na empresa ou a implantação de um novo serviço pode ser tão desafiador quanto fazer a gestão de toda a estrutura computacional de uma organização.

Além do risco operacional, um rollout de infraestrutura de TI pode implicar em prejuízos financeiros, além do comprometimento da credibilidade da empresa e por essa razão, uma operação como esta deve ser prioridade para gestores e o corpo técnico.

Pensando nisso, o artigo busca esclarecer dúvidas e dar algumas dicas de como ter sucesso em um processo de rollout de infraestrutura de TI.

O que significa fazer um rollout de infraestrutura de TI

Basicamente um rollout de infraestrutura de TI é um processo de migração de uma tecnologia, abordando a implementação incremental de um novo sistema ou arquitetura.

Em outras palavras, um rollout significa um processo de mudança de tecnologia que ocorre em fases, podendo ser implementado em alguns locais da organização ou em todas as unidades de negócios da empresa. A migração pode ser realizada através de módulos definidos na arquitetura até que a implementação completa seja concluída.

Os desafios na adoção de uma nova tecnologia

Basicamente podemos definir os desafios na adoção de uma nova tecnologia em três grupos:

  • Ferramentas: Consiste no desafio de integrar uma nova tecnologia na infraestrutura existente;
  • Processos: A resistência a quaisquer alterações nos fluxos de trabalho estabelecidos;
  • Pessoas: mudanças nos papéis e responsabilidades dos membros da equipe.

Você pode imaginar na descrição de cada grupo a barreira que cada gestor e sua equipe precisa enfrentar para obter sucesso durante um rollout de infraestrutura de TI. Mesmo compreendendo os benefícios de uma nova tecnologia, é criado uma barreira natural em grande parte das pessoas que se sentem impactados pela mudança.

Por essa razão, os líderes da organização precisam desenvolver um caminho equilibrado que garantirá uma transição suave e a adoção bem-sucedida da nova tecnologia aplicada a infraestrutura de TI. Assim, chegamos a questão mais importante nesse artigo: como começar?


Rollout de infraestrutura de TI: por onde começar

A implementação de uma solução de infraestrutura como vimos é uma difícil jornada, mas, no final, gera enormes benefícios para toda a empresa. Você precisa abordar de forma holística todos os aspectos: análise, plano, implementação e suporte. Acompanhe um resumo com os principais passos para realizar o rollout de infraestrutura de TI de forma assertiva.

  1. Planejamento: Executar um rollout de infraestrutura de TI não precisa ser um pesadelo. Ele requer um planejamento cuidadoso e validado por todas as áreas chaves da organização, buscando assim garantir a qualidade durante essa fase de transição.
  2. Requisitos: Somente quando você começa a planejar sua migração é que percebe quantas dependências e possíveis problemas estão conectados ao projeto de rollout. Por isso faça um levantamento detalhado de tudo o que estiver relacionado a mudança.
  3. Implementação: Parece fácil no começo. Então você percebe que há muitas outras coisas envolvidas no processo de implantação da tecnologia e no rollout da infraestrutura de TI que você precisa considerar.  O processo de implementação exige especialistas, checklists detalhados, gerenciamento de mudanças e uma cooperação robusta com o fornecedor.
  4. Pós-migração: Tenha o suporte adequado para a fase de transição. Como você percebeu estamos em uma fase de grande mudança, desta forma, a equipe de suporte será fundamental para garantir que esse processo seja concluído com sucesso.

Mas o que pode dar errado? Tudo!

Desenvolver e executar um rollout de infraestrutura de TI requer foco no gerenciamento de mudanças. Sem isso, as consequências podem causar uma execução ineficaz da nova solução ou tecnologia.

  • O rollout torna a adoção muito limitada, forçada a fluxos de trabalho desatualizados;
  • Não serão alcançados o ROI e os benefícios reais que a nova infraestrutura oferece.

Portabilidade e compatibilidade são dois fatores que podem contribuir para que tudo dê errado. Lembre-se que você está em um momento de transição e por isso é fundamental que esse momento de mudança aconteça da melhor forma.

Não há nada pior do que criar um plano de rollout de infraestrutura de TI, implantar a nova plataforma em toda a empresa e descobrir que a nova arquitetura não está alcançando os resultados esperados.

Esse problema pode levar a custos elevados e até mesmo ao fracasso de toda a operação. Portanto, leve em consideração os sistemas legados, a portabilidade e compatibilidade entre versões de sua arquitetura de tecnologia.

Por fim, avaliar as capacidades de uma empresa antes de um rollout de infraestrutura de TI é vital antes que um projeto seja aplicado em nível global ou de âmbito local. Seu parceiro de implantação de tecnologia deve oferecer suporte a nova arquitetura de tecnologia aplicada de ponta a ponta, independentemente do escopo do projeto.

Conheça mais sobre o serviço de suporte e monitoração 24×7 que a DBACorp oferece com uma qualidade confirmada por pesquisas com nossos clientes.