A proteção de dados é uma preocupação comum a todas as empresas atualmente. A construção de uma política de backup corporativa se tornou uma prioridade, principalmente em decorrência da importância que os dados passaram a ter nas decisões estratégicas inclusive com ataques virtuais e roubo de dados.

De fato, proteger os dados, mantendo um processo ativo de cópias, validando os procedimentos de execução e recuperação é um tremendo desafio para os times de TI. Vale lembrar que estamos tratando de uma área crítica, que coloca em risco não apenas prejuízos financeiros, mas também a credibilidade da marca e de seus profissionais.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes sobre política de backup corporativa que pode garantir a proteção de dados e alta disponibilidade das operações.

 

A importância de uma política de backup corporativo

Você já percebeu na introdução o quanto uma política de backup corporativa se tornou estratégica para uma organização, porém vale destacar mais alguns pontos que devem ser levados em consideração durante a sua construção.

 

  1. Levantamento do ambiente

Sobre o ambiente que precisa ser incluído na política de backup corporativa é bom deixar claro que nem tudo que faz parte de sua organização precisa estar em um processo de backup.

Pensar em incluir tudo em uma política de backup corporativo praticamente inviabiliza o projeto. Tenha em mente que é preciso fazer um levantamento completo do seu ambiente, verificando aspectos como operações críticas ao negócio, impactos diretos tanto ao ciclo produtivo quanto aos clientes e transações.

Uma política de backup corporativo visa salvaguardar o operacional da empresa através de arquivos, dados e sistemas que podem ser recuperados em um tempo viável, retornando às principais operações da empresa.

E-book Disaster Recovery

 

  1. Versionamento

Em uma política de backup corporativa, o versionamento é importante justamente para o controle das versões dos backups que são realizados. Embora um sistema de backup tenha o objetivo de proteger seus dados, ele também pode levar a um aumento rápido na quantidade de dados armazenados.

O controle de versão aplicado em uma política de backup corporativa eficiente evita a duplicação dos arquivos de backup e a retenção de dados desnecessários, indicando através dos seus processos, os momentos em que ocorrem os backups completos e parciais.

 

  1. Tempo de retenção

Neste ponto estamos tratando sobre o ciclo de vida do backup. Como você sabe, uma política de backup corporativo reúne vários níveis de armazenamento para permitir que você tenha a capacidade e o desempenho corretos pelo preço certo, o que torna sua solução de backup mais eficiente, desde o planejamento até os níveis de gerenciamento de proteção de dados.

O tempo de retenção de um backup determina o período de armazenamento de dados, isso inclui as preocupações legais, de privacidade e questões econômicas. Assim, definimos por quanto tempo as cópias de dados são mantidas na estrutura definida de backup. Quando o tempo de retenção expirar, essa cópia específica dos dados não estará mais disponível. Ele é removido do disco ou da fita em que foi armazenado.

 

  1. Archiving ou descarte

Após gravar seus backups durante determinado tempo é comum que a mídia utilizada, a exemplo de fita ou discos, se desgastam e precisará ser substituída.  Diante disso, surge o desafio de descartar a mídia de backup de forma correta e segura.

Por isso, é preciso certificar-se em sua política de backup corporativa como será feito o descarte. Basicamente podemos resumir esse processo de eliminação de dados de backup em 3 formas básicas:

  • Sobrescrevendo os dados;
  • Destruindo a mídia fisicamente;
  • Desmagnetizando a mídia.

Seja qual for o método usado, você deve torná-lo fisicamente impossível ou custo proibitivo para qualquer um recuperar dados de sua mídia de backup.

 

Restauração de backup.

Um dos principais desafios do backup está no processo de restauração, no tempo e energia necessários para realizar todos o processo de recuperação. Em uma política de backup corporativo, a recuperação de dados geralmente se refere à restauração de dados para um desktop, laptop, servidor ou sistema de armazenamento externo a partir de um backup.

O processo de recuperação de dados varia, dependendo das circunstâncias da perda de dados, do software de recuperação de dados usado para criar o backup e a sua mídia de destino, que pode ser em fita, discos e nuvem.

 

Como implementar uma política de backup corporativa eficiente

A maioria dos processos de backup combina tecnologias e políticas corporativas, portanto, as organizações não estão apenas recuperando dados através de fitas, discos ou pela nuvem.

A recuperação dos principais aplicativos e dados leva tempo, e talvez você precise acessar seus dados imediatamente após um incidente. Há também riscos envolvidos no transporte de backup.

Para isso, separamos as principais dicas para a construção de uma política de backup corporativo.

  • Defina seu plano de controle de dados com especificações sobre políticas de retenção e arquivos de dados.
  • Verifique os requisitos de conformidade para retenção de dados.
  • Identifique as cargas de trabalho a serem protegidas. Inclua conteúdo de negócios, não apenas mensagens de e-mail.
  • Compare os recursos dos provedores de backup em fita, disco ou nuvem.
  • Teste os procedimentos de backup em um ou todos os usuários e nos vários serviços. Isso ajuda a determinar as políticas e processos tem o desempenho esperado.
  • Execute exercícios de restauração para cargas de trabalho de alto risco ao negócio.

 

E para concluir

Uma análise de impacto nos negócios pode ajudar uma organização a entender melhor seus requisitos de dados e identificar o tempo mínimo necessário para recuperar os dados para seu estado anterior.

O grande desafio para as empresas atualmente é lidar com os dados não estruturados armazenados em vários dispositivos, principalmente com as questões ligadas à mobilidade e nuvem. Portanto, a dica final é buscar especialistas em backup e recuperação para criar e validar sua política de backup corporativo.

Para saber a real situação de sua empresa, verificando o quanto as operações vitais para o negócio estão prontas para situações críticas, faça um diagnóstico gratuito com nossa ferramenta de avaliação de infraestrutura.