Os dados são o “novo petróleo” do mercado. No entanto, de nada adianta dispor de uma enorme quantidade de informações, se não souber como transformá-las em insights valiosos para a empresa. Para isso, você pode contar com o MongoDB!

Se você ainda não conhece esta tecnologia e, principalmente, está enfrentando dificuldades para aproveitar o potencial do seu banco de dados, precisa conferir este post até o final.

A seguir, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto e vamos te mostrar como a ferramenta é capaz de materializar o ideal de Data Intelligence na sua empresa e transformar sua realidade operacional.

Neste artigo, você verá:

  • Conheça o MongoDB
  • Entenda como o MongoDB funciona
  • Saiba como o MongoDB transforma dados em insights valiosos

Conheça o MongoDB

Projetado para lidar com dados em larga escala, o MongoDB é um dos mais robustos e completo banco de dados orientado a documentos do mercado. Categorizado como um NoSQL (não relacional), ele é altamente eficiente e responsivo, mesmo trabalhando com um extenso acervo de informações.

Entre as suas principais características, podemos destacar a não exigência do uso de tabelas para o armazenamento e recuperação dos dados e a linguagem de programação C++. Isso contribui que ela alcance alta performance, confiabilidade e portabilidade como nenhum outro.

Tais diferenciais contribuem para que o MongoDB seja escolhido por grandes players do mercado, como Google, Facebook e Adobe.

Aliás, segundo a pesquisa Developer Survey 2022, a ferramenta é usada por desenvolvedores profissionais e iniciantes, sendo a escolha de 31,32% daqueles que estão aprendendo a codificar, reforçando sua simplicidade e eficiência.

Entenda como o MongoDB funciona

O MongoDB funciona a partir de duas principais camadas: a Camada de Aplicação e a Camada de Dados. Assim, a Camada de Aplicação é segmentada em duas estruturas:

  • frontend (interface do usuário): corresponde ao ambiente em que o usuário utiliza o MongoDB — o que pode ser feito via aplicações mobile ou Web;
  • backend (servidor): responsável por executar as requisições do cliente. Além disso, o backend também armazena os drivers que permitem a interação com o servidor, com o auxílio das queries.

Na Camada de Dados, as queries são recebidas pelo servidor MongoDB, que as transfere para o mecanismo de armazenamento. É importante destacar que ele não lê ou grava os dados nos arquivos, memória ou disco, mas apenas os gerencia.

A leitura ou gravação dos dados é executada pelo mecanismo de armazenamento, após o recebimento das queries encaminhadas pelo servidor. Isso porque, seu processo é distinto dos bancos de dados tradicionais. Aqui, eles são armazenados em um arquivo formatado em JSON-like.

Como o MongoDB transforma dados em insights valiosos para sua empresa?

De acordo com a Cybersecurity Ventures, o mundo armazenará 200 zettabytes de dados até 2025. Esse imenso volume de informações estará distribuído em infraestruturas de TI privadas e públicas, em data centers de provedores cloud e em dispositivos pessoais.

O número chama a atenção e deixa claro que a análise de dados será ainda mais importante. Por isso, é preciso começar a investir em boas ferramentas de BI, que sejam capazes de processar grandes volumes de informações com rapidez e segurança.

Neste cenário, o MongoDB, e a DBACorp, são uma excelente opção. Afinal, consegue transformar as informações em insights que impulsionam o crescimento de empresas em todo o mundo. Entenda como isso é possível!

Análise operacional eficiente

O MongoDB foi desenvolvido para facilitar o acesso aos dados e raramente exigir junções ou transações. No entanto, mesmo quando consultas mais complexas são necessárias, o usuário não enfrenta qualquer dificuldade.

A API de consulta do MongoDB permite efetuar análises profundas em documentos e até executar pipelines complexos. Tudo isso é feito de forma simplificada e responsiva, o que garante que uma só pesquisa retorne tudo o que é preciso saber em um único documento.

Flexíveis esquemas de documentos

O formato de documento do MongoDB, baseado em JSON, permite que praticamente qualquer tipo de estrutura de dados seja modelada e tratada. Com isso, ele permite, por exemplo, que se tenha objetos em uma coleção com diferentes conjuntos de campos.

Além disso, a plataforma suporta a criação de esquemas explícitos e a validação de dados. Toda essa flexibilidade é um diferencial importante, ajudando a empresa a lidar com dados do mundo real e com as constantes mudanças de requisitos e do próprio ambiente.

Acesso a dados nativos de código

Na maioria dos bancos de dados, o acesso às informações exige a utilização de Mapeadores Relacionais de Objetos, o que torna a tarefa mais pesada e difícil. No MongoDB, a realidade é diferente: ele dispensa o uso de wrappers pesados e trabalha de forma simples e leve.

Em outras palavras, é possível ter acesso a dados nativos de código de qualquer linguagem de programação, a exemplo de dicionários em Python, matrizes associativas em JavaScript e mapas em Java.

Análise de dados em tempo real

As empresas atuais precisam ofertar experiências personalizadas aos clientes, reagir mais rapidamente às tendências do mercado e identificar e prevenir eventuais falhas. Investir no MongoBD é uma maneira estratégica de conquistar essas diferenciais.

Na prática, ele garante que o negócio faça análises inteligentes, em menos tempo e de forma de dinâmica. Assim, fica fácil observar alterações e obter insights em tempo real para entregar exatamente o que o mercado precisa.

Ao combinar análises de dados de eventos em tempo real com dados históricos e de referência, você terá os subsídios necessários para crescer e se destacar. Afinal, estamos falando de obter insights e leituras mais precisas do cenário para uma tomada de decisão estratégica.

Escalabilidade e flexibilidade para seu banco de dados

O MongoDB facilita o dimensionamento horizontal das informações. Com isso, é possível distribuí-las entre diferentes máquinas e acessá-las com rapidez e simplicidade.

Além disso, por se tratar de um banco de dados NoSQL, ele é altamente escalável — visto que seus dados não são agrupados de forma relacional, mas como documentos.

Armazena arquivos de grande dimensão

A depender das operações da empresa, pode haver a necessidade de se trabalhar com arquivos maiores, como vídeos, fotos em alta resolução e animações. Nesses casos, o MongoDB oferece uma funcionalidade específica: a GridFS.

Ela é responsável por armazenar arquivos de grandes dimensões de forma inteligente, otimizando o armazenamento e desempenho dos servidores.

A DBACorp te ajuda a implementar o MongoDB!

Na Era Digital, os dados se transformaram em valiosos ativos para as empresas. Junto a isso, surge a necessidade de se implementar estratégias e tecnologias que reforcem o uso inteligente das informações.

É neste cenário que a análise de dados se torna uma atividade vital para qualquer negócio, justificando decisões, ajustes e novos investimentos. Se você quer alcançar resultados acima da média, precisa contar com o MongoDB!

Com todas as vantagens e diferenciais apresentados, ele já é a escolha de várias empresas e pode fazer parte da sua rotina da sua organização. A DBACorp pode te ajudar com essa missão!

Entre em contato com nossa equipe e dê mais um passo rumo ao futuro, materializando a inteligência dos dados em suas operações!