Elasticidade da nuvem AWS: como funciona
Por acaso você conhece o termo elasticidade da nuvem AWS? Essa é uma característica que está presente nesse serviço, que garante a produtividade das empresas que o contratam e previsibilidade no que é entregue pelo fornecedor.
Se você ainda tem dúvidas em relação a esse assunto ou confunde os termos elasticidade e escalabilidade, não se preocupe. Nesse artigo, mostraremos a diferença entre cada um deles, além de explicarmos como a nuvem AWS entrega os melhores recursos de elasticidade para a sua empresa. Confira!
Elasticidade na nuvem AWS: o que é
A elasticidade refere-se à flexibilidade dinâmica de recursos da nuvem para projetos, fluxos de trabalho e processos. Ou seja, na nuvem, os fornecedores do serviço disponibilizam a quantidade exata de recursos que uma empresa precisa para executar o trabalho.
Além de promover a eficiência de custos, também permite que os usuários otimizem o uso de recursos. Em poucas palavras, a elasticidade da nuvem AWS é o processo pelo qual um provedor de nuvem provisionará recursos para os processos de uma empresa com base nas suas necessidades.
Para explicar a elasticidade da nuvem AWS, vamos trazer o exemplo de armazenamento e execução de um aplicativo hospedado nessa infraestrutura. Nesse exemplo, o aplicativo precisa de um ambiente específico para ser executado, incluindo poder de computação, máquinas virtuais e espaço de armazenamento.
Como a nuvem é elástica, o usuário recebe apenas os recursos exatos para que o aplicativo seja executado sem problemas. Se for preciso executar mais instâncias ou outros softwares, mais recursos serão disponibilizados, mas nunca de antemão.
Elasticidade x Escalabilidade: as diferenças
A elasticidade é usada para fornecer os recursos que foram alocados com a quantidade de recursos reais necessários em uma determinada instância. Sendo bem simples no falar, a elasticidade é exatamente o que o nome significa: a capacidade de “esticar” para cima e para baixo e fornecer apenas o que é necessário. Nem mais e nem menos.
Por outro lado, a escalabilidade aborda os diversos requisitos de um sistema dentro dos parâmetros da infraestrutura, removendo ou adicionando recursos estaticamente para atender às necessidades do usuário sempre que for necessário. A escalabilidade pode ser explicada como a capacidade de expansão dos recursos tecnológicos ou na capacidade de aumentar os usuários em um sistema.
Esse fenômeno é tratado, na maioria dos casos, por escala vertical (ampliação) ou escalonamento horizontal (dimensionamento).
Normalmente, os casos de aplicativos em que a elasticidade da nuvem apresenta desempenho otimizado incluem dispositivos móveis, SaaS, Dev Ops, e-commerce, varejo e outros ambientes que exibem necessidades persistentemente variáveis em serviços de infraestrutura.
Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2): o recurso de elasticidade da nuvem AWS
O Amazon EC2 (Elastic Compute Cloud) é uma interface de serviços da Web que fornece capacidade de computação redimensionável na nuvem da AWS. Ele é projetado para que os usuários tenham controle total sobre os recursos de computação e dimensionamento da web.
As instâncias do EC2 podem ser redimensionadas e escaladas para cima ou para baixo de acordo com nosso requisito. Essas instâncias podem ser lançadas em um ou mais locais geográficos ou regiões e em zonas de disponibilidade.
O EC2 oferece a otimização do ROI, principalmente para médias e pequenas empresas que precisam de retorno visível.
A Amazon traz benefícios específicos para seus usuários. Logo abaixo, podemos observar tudo o que o EC2 pode proporcionar:
Computação de Escala na Web Elástica
A escalabilidade tem a capacidade de atender às demandas do seu negócio – sejam elas quais forem, e isso é o que torna o EC2 tão poderoso. Ao cortar os laços que o prendem à sua infraestrutura física, seja parcialmente com um ambiente de nuvem híbrida, ou totalmente, você pode se concentrar em construir sua infraestrutura de uma maneira mais proativa, eficiente e econômica.
Aproveitando a escalabilidade do seu ambiente de nuvem através dos métodos acima e outros, você pode crescer mais rápido e mais fácil e permanecer ágil por todo o caminho.
Confiabilidade
O EC2 conta com redes de segurança para garantir que os serviços estejam disponíveis de forma consistente. Isso inclui o dobro de energia, conexão com a Internet, sistemas de resfriamento, sistemas de supressão de incêndio, servidores, armazenamento e sistemas de segurança.
Segurança
Segurança é uma das palavras chave quando falamos do EC2. Sua plataforma foi projetada para que sua empresa possa armazenar com segurança tudo o que desejar.
Baixo Custo
O EC2 possui o menor custo em relação a variedade de ferramentas que podem ser trabalhadas. É a maneira mais econômica para sua empresa ter acesso ao melhor da tecnologia.
Facilidade de inicialização
Criar a primeira instância com o EC2 se torna simples e fácil. Com alguns cliques você terá acesso as todas as funções disponíveis.
Com todos estes atributos, não haverá surpresa quando você experimentar o que a Amazon tem a oferecer em relação a elasticidade da nuvem AWS.
Se você deseja saber mais como a nuvem AWS pode lhe ajudar, entre em contato conosco e agende uma reunião.