A computação em nuvem deixou de ser uma tendência para se tornar realidade.

Segundo uma pesquisa realizada pela Vanson Bourne, 56% das empresas globais priorizam a nuvem para implementação de novos aplicativos e gerenciamento da carga de trabalho.

O número é ainda maior quando pensamos na infraestrutura baseada na nuvem, chegando a 67% de empresas que utilizam ou já planejam utilizar esse serviço.

Contudo, é comum vermos empresas investindo em serviços na nuvem sem pensar em um ponto importante para usufruir de todas vantagens que eles podem trazer: a Gestão de Cloud.

Mas o que é gestão da cloud e como sua empresa pode se beneficiar dela? Acompanhe conosco e aprenda tudo que você precisa saber sobre o assunto!

O que é Gestão de Cloud?

Os serviços de Gestão de Cloud referem-se à terceirização do gerenciamento diário de TI para serviços baseados em nuvem e suporte técnico para automatizar e aprimorar suas operações comerciais.

Geralmente, os departamentos internos de TI não possuem as habilidades para monitorar e manter efetivamente um ambiente na nuvem.

Nessas situações, uma empresa contrata um provedor de serviços gerenciados em nuvem de terceiros para não só auxiliar na jornada para a nuvem, mas também gerenciar segurança, armazenamento, operações de rede, pilhas de aplicativos, bilhetagem, fornecedores e muito mais.

Dependendo das suas necessidades de TI, a Gestão de Cloud também pode lidar com monitoramento e relatórios, testes de desempenho, além de backup e recuperação.

Quais os benefícios da Gestão de Cloud?

Pensando em usar os serviços de Gestão de Cloud? Aqui estão algumas vantagens de fazer essa opção:

1. Redução de custos

A contratação de um provedor de serviços gerenciados em nuvem pode economizar à empresa mão de obra para manutenção dos sistemas, além das melhorias de uso do serviço ao longo do tempo.

A CompTIA, organização sem fins lucrativos de tecnologia, realizou uma pesquisa com 400 empresas que terceirizaram suas necessidades de TI para um provedor de serviços gerenciados.

Na pesquisa, 96% dos entrevistados relataram economizar uma quantia substancial anualmente — 184 empresas notaram reduções de custo de 25% ou mais, e 58 registraram redução de mais de 50% nos custos.

2. Infraestrutura robusta

Os Cloud MSPs oferecem uma robusta Gestão de Cloud com gerenciamento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Dependendo do contrato de serviço, um provedor de serviços gerenciado em nuvem pode monitorar e verificar a sua Cloud em busca de vulnerabilidades de segurança, requisitos para patches, baixa latência e muito mais.

A Gestão de Cloud também pode integrar práticas e políticas de negócios existentes para gerenciar sua rede para coincidir com suas metas organizacionais.

3. Serviços e aplicações de rede centralizada

Com uma rede em nuvem gerenciada, o provedor gerencia todos os aplicativos e servidores a partir de uma console central.

Isso garante a disponibilidade das suas aplicações, infraestrutura e bancos de dados, bem como a pro-atividade na resolução dos problemas, uma vez que essa console também envia e trata os alertas.

4. Recuperação de desastres

Os serviços são a linha de vida de um provedor de serviços gerenciados em nuvem. Com serviços gerenciados em nuvem, seus dados estarão seguros e protegidos em todos os serviços e aplicativos em nuvem. No caso de um desastre, seus negócios e operações podem continuar com o mínimo de tempo de inatividade.

5. Interface do fornecedor

Quando surgem problemas de serviço específicos do fornecedor, os provedores de serviços gerenciados na nuvem cuidam de entrar em contato com fornecedores de terceiros para solucioná-los e garantir o menor impacto nas suas operações.

 

ebook gestão da cloud

 

Como começar com a Gestão de Cloud?

A Gestão de Cloud acompanha toda a vida da computação em nuvem dentro da empresa, começando pela jornada de migração. Para isso, são seguidas as etapas abaixo:

  1. Levantamento inicial: é realizado um Assessment completo e atualizado de dados e performance do seu ambiente. Esse processo conta com uma avaliação sobre todos os aspectos que envolvem uma possível jornada para a nuvem;
  2. Seleção de provedores e serviços: a Gestão de Cloud ajuda a empresa recomendando os melhores provedores e serviços para atender as necessidades do negócio, de acordo com os dados coletados na etapa anterior;
  3. Design de infraestrutura da Cloud: é realizada a arquitetura para contemplar as melhores soluções e mais adequadas do mercado para a necessidade do negócio, para o ambiente de testes e planejamento para recuperação de desastres.
  4. Monitoramento e suporte: após migração, a Gestão de Cloud acompanha o desempenho dos serviços, consumo e oferece suporte 24x7x365 garantindo que sua nuvem esteja sempre disponível.

Como um provedor de Gestão de Cloud, você terá um parceiro responsável por configurar, gerenciar e proteger seu ambiente de nuvem para que você possa se concentrar no crescimento de seus negócios.

Quer continuar aprendendo como otimizar a TI na sua empresa? Acesse nossa página de Materiais Gratuitos!