A gestão dos dados viabiliza a unificação de informações valiosas que podem trazer benefícios para pacientes, instituições e população como um todo

A evolução das plataformas de Big Data e Business Intelligence (BI) tem trazido uma série de melhorias para as empresas. Afinal, com a digitalização de processos, gerir sistemas, dados e indicadores é uma necessidade.

Isso é ainda mais relevante quando falamos em gestão de dados para o setor de saúde. A análise e cruzamento de informações permite identificar, por exemplo, condições clínicas, tratamentos, surtos, entre outras coisas.

Nunca se falou tanto na necessidade de aplicar a inteligência em TI em diversos contextos relacionados a doenças, prevenção e cuidado com os pacientes. Preparamos um conteúdo especial para que você saiba mais sobre o assunto.

Por que a gestão de dados para o setor de saúde é importante?

Dados são a base do gerenciamento de informações e processos. Sem eles, é praticamente impossível tomar decisões, por mais simples que elas possam parecer.

Como dissemos anteriormente, no cenário da saúde, isso é ainda mais significativo. Sem uma base dinâmica de dados, profissionais que atuam no setor terão acesso a informações isoladas apenas.

Para exemplificar, vamos imaginar o contexto recente da pandemia de Covid-19. Como seria possível, por exemplo, mapear casos, criar vacinas e direcionar tratamentos sem uma base consistente de dados?

Ter acesso a ela implica em deter o controle da situação e, consequentemente, permite a tomada assertiva de decisões que impactam não apenas pacientes e equipe de saúde, mas a sociedade como um todo.

Benefícios da gestão de dados para hospitais e clínicas

O volume de informações a serem gerenciadas por profissionais que atuam em clínicas e hospitais aumenta a cada ano. Por isso, investir em gestão de dados resulta em uma série de benefícios.

Um deles é o aumento da segurança, já que é possível prever backups, usar ferramentas de criptografia e controlar acessos. Outra vantagem é o auxílio na tomada de decisões mais assertivas a respeito de tratamentos, por exemplo.
Leia também: Descubra como a DBACorp pode ajudar a sua empresa com a consultoria de banco de dados

Também podemos mencionar que a gestão de dados ajuda no mapeamento das necessidades do negócio. Dessa forma, é possível investir em ações que visam a escalabilidade da clínica ou hospital.

Benefícios da gestão de dados para pacientes

Os pacientes também tendem a ter acesso a uma série de vantagens quando instituições de saúde investem em uma boa gestão de dados. Uma das mais significativas é a melhora no atendimento.

O prontuário eletrônico, por exemplo, evita atrasos de consultas, tornando-as mais rápidas e eficientes. Dependendo do caso, também é possível compartilhar com eles histórico de consultas, medicações e outros dados. Isso sem contar na humanização de processos. A gestão de dados reduz as barreiras entre pacientes, médicos e equipe de enfermagem, o que fortalece o que chamamos de cuidado coordenado.

Benefícios da gestão de dados em saúde para a população

A gestão de dados permite, entre outras coisas, a integração de informações que podem ser processadas em diversos contextos da saúde. Isso favorece a evolução de pesquisas e o controle de doenças contagiosas, por exemplo. Além disso, essas informações podem gerar dados que servem como base para o gerenciamento de protocolos de tratamento ao redor do mundo. O resultado é a melhora da qualidade de vida para todos.

O histórico do tratamento de um paciente brasileiro com doença crônica, se inserido em uma base de dados, pode gerar insights valiosos para o tratamento de uma pessoa que mora na Inglaterra, por exemplo.

Isso possibilita a criação de algoritmos preditivos que, futuramente, poderão prever a probabilidade de desencadeamento de uma doença antes mesmo de ela se manifestar. Isso já acontece com alguns tipos de câncer, como o de mama.

E os dados da sua instituição de saúde? Para onde vão?

Com a evolução dos recursos tecnológicos aplicados à saúde, a tendência é que o Business Analytics (BA) e Business Intelligence (BI) estejam cada vez mais presentes na rotina de profissionais que atuam no setor.

Sua instituição está preparada para lidar com essas tecnologias? A DBACorp oferece soluções completas em gestão, segurança e processamento de dados para ajudar você a tomar as melhores decisões.

Conte com nossa equipe de especialistas em inteligência aplicada à TI para ter acesso à infraestrutura que mais se adeque às necessidades do seu negócio. Acesse nosso site e descubra como começar ainda hoje a investir na eficiência
operacional e assistencial do seu hospital ou clínica.