Conte com a DBACorp para encontrar o banco de dados perfeito para sua empresa

Com o avanço da digitalização e necessidade de armazenamento seguro de informações, os bancos de dados em nuvem se tornaram uma escolha popular para empresas e organizações de todos os portes.

Não é à toa que as soluções em cloud data oferecem vantagens significativas em termos de escalabilidade, flexibilidade e acessibilidade. Afinal, elas permitem que as empresas aproveitem ao máximo seus dados.

Você sabia que existem diferentes tipos de banco de dados em nuvem e que cada um conta com suas particularidades? Continue a leitura para conhecer os principais.

O que são bancos de dados em nuvem

Os bancos de dados em nuvem são sistemas de gerenciamento de informações, executados em infraestrutura de nuvem. Eles são projetados para armazenar e gerenciar dados de uma organização de forma escalável, flexível e altamente disponível.

Ao contrário dos bancos de dados tradicionais, que são executados em servidores locais ou em data centers privados, os bancos de dados em nuvem são hospedados em provedores de serviços em nuvem.

A Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud Platform (GCP) são exemplos de provedores. Eles oferecem recursos de infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS).

Agora que você já sabe o que são e para que servem os bancos de dados em nuvem, fique atento aos próximos tópicos para conhecer quais são os tipos mais comuns.

Principais tipos de banco de dados em nuvem

tipos de banco de dados em nuvem

Bancos de dados relacionais

São estruturados em tabelas, com linhas e colunas, utilizando a linguagem SQL (Structured Query Language) para consulta e manipulação de dados.

Na nuvem, eles oferecem recursos de armazenamento escalável, alta disponibilidade e gerenciamento simplificado. Exemplos populares incluem o Amazon RDS, o Google Cloud SQL e o Microsoft Azure SQL Database.

Bancos de dados NoSQL

São projetados para lidar com grandes volumes de dados não estruturados ou semiestruturados. Oferecem flexibilidade de esquema, escalabilidade horizontal e desempenho otimizado para aplicativos modernos, baseados em nuvem.

Alguns dos principais bancos de dados NoSQL em nuvem são o MongoDB, o Apache Cassandra e o Amazon DynamoDB.

Bancos de dados em memória

Armazenam e processam dados na memória principal. Isso resulta em tempos de acesso extremamente rápidos, o que é ideal para análise em tempo real e processamento de transações.

Exemplos de banco de dados em memória são o Redis, Memcached e Microsoft Azure Cache for Redis.

Bancos de dados de grafos

São otimizados para armazenamento e consulta de relacionamentos complexos entre os dados. Eles são altamente eficientes na descoberta de padrões e análise de rede.

Por isso, são muito usados em recomendações personalizadas, análise de mídia social e detecção de fraudes. Exemplos de bancos de dados de grafos em nuvem incluem o Neo4j, o Amazon Neptune e o Azure Cosmos DB.

Bancos de dados de séries temporais

Servem para armazenar e analisar dados com marcação temporal, como registros de sensores, métricas de desempenho e dados de IoT (Internet das Coisas).

Esse é um dos tipos de banco de dados em nuvem que oferece recursos avançados de agregação, consulta e visualização de dados temporais. Alguns exemplos são o InfluxDB, o TimescaleDB e o Google Cloud Bigtable.

Bancos de dados multi modelo

Foram criados para suportar diferentes modelos de dados, como documentos, gráficos e chave-valor, dentro de um único sistema. Eles são considerados os mais flexíveis e eficientes da categoria.

O Couchbase, assim como o Amazon DocumentDB e o Azure Cosmos DB são exemplos notáveis de bancos de dados multi modelo na nuvem.

Bancos de dados de processamento analítico

São projetados para consultas complexas e análise de grandes volumes de dados. Eles oferecem recursos de processamento distribuído e paralelo, permitindo que as organizações obtenham insights significativos.

O Amazon Redshift, Google BigQuery e Microsoft Azure Synapse Analytics são exemplos dessa categoria.

Bancos de dados geoespaciais

Servem para armazenamento, consulta e análise de dados com componentes geográficos, como informações de localização, coordenadas e polígonos.

Eles são essenciais para aplicativos de mapeamento, navegação, logística e análise espacial. Exemplos incluem o PostGIS, Google Cloud Spanner e o Azure Cosmos DB.

Como escolher o banco de dados ideal

tipos de banco de dados em nuvem

Antes de ler as informações sobre como escolher o melhor banco de dados em nuvem para sua empresa, é importante que você saiba que é possível combinar os diferentes tipos.

Tudo vai depender das necessidades específicas do seu negócio. Com isso em mente, considere os itens a seguir:

Modelo: considere a estrutura dos seus dados. Se você trabalha com dados não estruturados ou semiestruturados, como documentos ou gráficos, um banco de dados NoSQL ou de grafos pode ser mais adequado.

Escalabilidade: leve em conta se você precisa de escalabilidade vertical (adicionando recursos a uma única máquina) ou escalabilidade horizontal (adicionando mais máquinas ao cluster).

Desempenho: avalie índices, cache em memória, capacidade de distribuição de carga e otimizações específicas.

Tolerância a falhas: considere recursos como replicação, redundância geográfica, backups automatizados e recuperação rápida.

Segurança: verifique se o banco suporta criptografia de dados em repouso e em trânsito, controle de acesso granular, auditoria de atividades, autenticação e autorização robustas, entre outros recursos de segurança.

Integração e ecossistema: avalie a existência de bibliotecas, drivers e APIs disponíveis para a linguagem de programação e o framework usado. Verifique se o banco de dados é compatível com as ferramentas de monitoramento, orquestração e análise que você pretende utilizar.

Custo: considere o modelo de preços do banco de dados em relação ao orçamento e às projeções de uso. Avalie os custos associados à infraestrutura, licenciamento, suporte técnico e manutenção contínua.

Experiência e suporte: verifique se há suporte disponível, documentação detalhada, comunidade ativa e recursos de treinamento para ajudar no aprendizado e na resolução de problemas.

Como você notou, os bancos de dados em nuvem oferecem uma ampla gama de opções para armazenar, consultar e analisar informações de forma eficiente.

Na escolha do banco de dados ideal para nuvem, é fundamental contar com uma empresa especializada em serviços de consultoria e soluções em banco de dados.

A DBACorp oferece uma ampla gama de serviços, incluindo consultoria em banco de dados, migração para a nuvem, gerenciamento e otimização de desempenho.

Nossa equipe está à sua disposição para ajudar você a identificar a solução mais adequada às necessidades específicas da sua empresa. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções.