Cloud computing para marketing: como otimizar processos em todo o ciclo de vida de uma campanha
A computação em nuvem pode oferecer à sua equipe as ferramentas necessárias para criação e gestão de campanhas
Lidar com marketing envolve tarefas que começam com a coleta e a análise de dados. Afinal, são esses dados que permitem a definição de personas, canais de venda, arquitetura de mensagens, entre outras estratégias.
Não é à toa que a cloud computing para marketing tem ganhado espaço em agências de publicidade de diferentes segmentos. Ele surgiu para otimizar processos em um mundo hiperconectado.
Você sabe como esse tipo de ferramenta de dados pode ajudar você a acompanhar todo o ciclo de vida de uma campanha? Continue a leitura para descobrir.
Redução de custos com infraestrutura
A computação em nuvem permite o armazenamento e o gerenciamento de arquivos e aplicativos em uma rede. Isso evita gastos com licença de uso de espaço físico para os servidores.
Vale dizer que a cloud Computing é mais seguro em comparação aos servidores tradicionais. Ele evita que os dados sejam corrompidos e perdidos em caso de máquinas danificadas.
Eficiência no planejamento de campanhas
O alinhamento entre os times de marketing e de vendas é fundamental para que uma empresa tenha uma operação eficiente e sem furos.
Na fase de planejamento de uma campanha, por exemplo, a cloud Computing pode ajudar a equipe de marketing a obter dados relevantes sobre o mercado. Ele também ajuda a mapear clientes de forma ágil.
Com a utilização de ferramentas de análise de dados na nuvem, é possível acessar informações sobre comportamentos de compra e tendências de mercado. Você também pode analisar dados demográficos.
Mais criatividade na ativação de campanhas
A cloud Computing para marketing pode ser um grande aliado da equipe de criação. Nesse caso, ele ajuda no trabalho colaborativo, permitindo, por exemplo, que redatores e diretores de arte criem e compartilhem referências.
Assim, com a utilização de ferramentas de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem, todos podem ter acesso a insights de textos, imagens, layouts, entre outros insumos.
Otimização do trabalho remoto
O trabalho em conjunto em um mesmo documento ou projeto, graças ao sistema de nuvem, favorece equipes que desenvolvem suas atividades remotamente.
Isso permite que o processo de criação seja mais eficiente e que as ideias possam ser compartilhadas com mais facilidade.
Gestão eficiente de campanhas
Na fase de execução da campanha, a cloud Computing pode ajudar a equipe de marketing a gerenciar de forma mais eficiente as informações sobre as interações dos clientes com anúncios ou peças orgânicas.
É possível usar ferramentas de análise de dados em tempo real e acompanhar o desempenho da campanha. Você também pode avaliar o retorno sobre o investimento e tomar decisões rápidas se for necessário ajustar estratégias.
Criação de ambientes de teste e de relatórios detalhados
A cloud Computing pode ser utilizado para a criação de ambientes de teste e desenvolvimento de software. Ele permite que a equipe de marketing possa testar e validar novas funcionalidades e recursos de forma rápida e eficiente.
Por fim, a equipe de marketing tem acesso a relatórios detalhados sobre o desempenho da campanha em diferentes canais. Isso permite a tomada de decisões mais precisas sobre onde investir recursos no futuro.
Agora você já sabe que a cloud Computing para marketing ajuda a trabalhar de forma mais colaborativa, ágil e eficiente, permitindo que a empresa alcance seus objetivos de marketing com mais facilidade e eficácia.
A DBACorp pode ajudar você a melhorar a rotina da sua agência ou departamento de marketing com soluções em nuvem na medida certa para seu negócio.
Acesse agora mesmo nosso site e conheça os serviços de Cloud como Suporte e Monitoração 24X7 e outras soluções de gestão, migração e diagnóstico de informações em nuvem.